Ceias de fim de ano ao redor do mundo

Essa época do ano é recheada de confraternizações, trocas de presentes, reuniões entre amigos e família e ceias. Mas, qual a nossa inspiração para essa tradição de convidar os mais próximos para degustar uma refeição deliciosa?

As ceias sempre fizeram parte dos encontros, sejam eles entre familiares, amigos, ou até mesmo a negócios. Elas funcionam, também, como memória gustativa para momentos importantes. No Brasil, nossas Ceias de Natal e Ano Novo recebem influências do mundo inteiro em cada ingredientes. Geralmente, são servidos o tradicional peru, o lombo, bacalhau, farofa, saladas, bolo alemão, panetone e rabanada.

Em Portugal, a tradição mesmo é bacalhau com batatas, rabanadas e bolo de reis, presentes que eles deixaram enraizados na nossa culinária.

Outra ceia que é muito parecida com a nossa é a inglesa, na qual eles recheiam o peru e fazem acompanhamentos de ameixas, nozes e batatas. Também faz parte desta tradição o famoso pudim de natal, incrementado com noz-moscada, gengibre, uvas passas e cerejas. Este costume também foi levado para muitos países da África na colonização.

E você? Já escolheu seus ingredientes preferidos para as Ceias?

Publicado em 18 de dezembro - blog

Faça o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *